Facebook YouTube
PROJETOS PEDAGÓGICOS

Projeto Judô

Está cada vez mais difícil, nos tempos de hoje, onde conceitos morais e de valores tem se apresentado de maneira tão diversa e as pressões sociais estão no cume de sua evidência, vivenciarmos o processo de educação e formação de crianças e adolescentes.  Num cenário complexo em que, como pais e educadores, cada vez mais sentem-se inseguros com relação a melhor maneira de educar seus filhos e alunos, faz-se necessário utilizarmos de varias estratégias para alcançarmos o êxito dessa difícil tarefa. É nesse contexto que destacamos a importante colaboração do Judô.

Em 1882, Jigoro Kano, um professor universitário, até então praticante de Jujitsu, observou que as técnicas dessa arte poderiam ter valor educativo na formação de crianças e jovens, no sentido de promover ao praticante a oportunidade de superar suas próprias limitações, resgatando valores, tais como o respeito, a disciplina, humildade, perseverança, a determinação e solidariedade. A ideia de Kano era desenvolver um treinamento onde as pessoas aprendessem a resolver seus conflitos de maneira suave. Passou, assim, a transformar a tradicional luta numa arte que pudesse ir além de simplesmente garantir uma defesa pessoal. Criou, então, o CAMINHO SUAVE (JU=Suave; DO=Caminho), que em seu princípio fundamental, defende a ideia de que qualquer objetivo que tenhamos na vida, este será mais facilmente alcançado através do uso, com máxima eficiência, da mente e do corpo. Este princípio, aplicado em nossas atividades cotidianas, nos leva a ter uma vida melhor, e o seu resultado é o bem estar de todos.

 

Entender e seguir o Caminho da Suavidade é aprender e aceitar os aspectos que facilitam e dificultam nossa vida. É respeitar nossos semelhantes, é aprender a ser humilde, leal e honesto.



Leia mais: http://www.ovaledoribeira.com.br/2011/11/importancia-do-judo-na-educacao-de.html#ixzz33mGUI38m

A filosofia do Judô enriquece o trabalho realizado na Casinha Azul.

Atualmente, estamos com parcerias que cobrem o custo dos professores que trabalham com as turmas da manha. São 70crianças incluídas neste esporte lindo que tanto nos ensina.

Entretanto, ainda estamos em busca de parceiros que nos apoiem financeiramente para as turmas da tarde. São outras 70 crianças que aguardam esta oportunidade.

O segredo para o sucesso é nunca desistir.

Av. Dr. Marcos Antônio Macário dos Santos, 1080 - Parque dos Servidores - CEP:14094-060 - Ribeirão Preto - São Paulo

E-mail: contato@casinhaazul.org.br - Fone: (16) 3917-2141

© Desenvolvido por:  Multilojas